FilteBahia virou FIGA

Ariel Ribeiro
Nascido e criado em Salvador, é ator, diretor, performer visual com atuações nacionais e internacionais. Atualmente integra o elenco da série “Justiça 2” (TV Globo), da roteirista Manuela Dias, com direção de Gustavo Fernandes, integra o elenco do novo longa metragem "A solidez da Água'' dirigido por Aldri Anunciação, protagoniza o filme ''Ilícito'' dirigido por Son Araújo com data de lançamento para 2026 e protagoniza o espetáculo ‘’Josefina, A dos Ratos’’, encenação de Marcio Meirelles em celebração aos 100 anos da eternidade de Kafka. Com Zootomia Ariel vem se destacando dentro e fora do Brasil, seu método autoral de dramaturgia, perpassa o corpo e a voz. Ministrou workshops e desenvolveu projetos no Instituto Frestas (SP), na Universidade Inkiri (sul da Bahia, na Universidade do Teatro Vila Velha, no Núcleo 2 de Lia Rodrigues (RJ) e foi diretor geral do projeto social “Eco Arte Vila Brandão” na comunidade da Vila Brandão.

Andreia Duarte
Diretora artística, curadora e atriz. Doutora pela USP com um estudo sobre arte, teatro, colonialidade e povos indígenas. Andreia tem uma pesquisa voltada às questões da colonialidade, buscando realizar ações estéticas e políticas que envolvem coletividade e busca por justiça social. Há 8 anos realiza coordenações na MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, tendo feito a curadoria do Seminário Perspectivas Anticoloniais.
É idealizadora e Diretora artística do! PULSA! Movimento Arte Insurgente. Coordenadora Curatorial do Museu das Culturas Indígenas do Estado de São Paulo. Diretora da Outra Margem, produtora com foco em ações artísticas emergentes realizando ações como curadorias, exposições, festivais, espetáculos e publicações etc. Para saber mais ver: www.outramargem.art

Andreia Duarte em Gavião de Duas Cabeças
Foto. Carolina Monteiro
A raiva dos músculos
A diretora, atriz e curadora paulista Andreia Duarte ministra, ao lado do artista soteropolitano Ariel Ribeiro, a residência A Raiva dos Músculos, parte do lançamento do projeto Funk Killer – Tudo por amor. O trabalho propõe refletir sobre as tensões entre igualdade de gênero e o sistema patriarcal, criando um espaço coletivo de escuta e ação para romper ciclos de violência e trauma.
A residência selecionou 10 mulheres cis e trans, de diferentes idades, raças, classes e corporalidades, para integrar um processo de pesquisa e criação de uma intervenção coletiva por meio do corpo, da dança e de relatos sobre raiva, amor e desejo. As atividades acontecerão de 1º a 12 de setembro, na Casa Preta Espaço de Cultura, e o resultado será apresentado ao público nos dias 11 e 12 de setembro, no Museu de Arte da Bahia - MAB, situado no Corredor da Vitória.

Andreia Duarte em Gavião de Duas Cabeças
Foto. Carolina Monteiro
Selecionadas para
A Raiva dos Músculos
Mirela França
Andréa Silva do Espírito Santo
Asami Ortiz
Quilomba Valério da Silva Santos
Bartira Gomes Portinho
Talita Sueli Macario de Melo
Ayome Domenica Dias Soares Pereira
Agatha Couto
Lara de Souza Bessa
Diandra Rocha
Lais Efstathiadis
Naiara Alvin
A seleção foi feita pelas profissionais que conduzirão a experiência, Andreia Duarte e Ariel Ribeiro
Festival Internacional Gestus de América


[005]

Andreia Duarte em Antes do Tempo Existir
Foto. Francio de Holanda

Ariel Brito em Josefina, A dos Ratos.
Foto-Maiara Cerqueira
.png)